Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

1. O que é a Procuradoria Federal e o que ela faz?
A Procuradoria Federal junto à UFSCar (PF/UFSCar) é um órgão vinculado à Procuradoria Geral Federal - Advocacia Geral da União e presta assessoria e consultoria sobre assuntos inerentes às atividades da Universidade, além de atuar na representação judicial e extrajudicial da UFSCar.
2. Quem pode enviar consultas à PF/UFSCar e como esta deve ser feita?

As consultas podem ser enviadas pela Reitoria, seus órgãos vinculados, pelos Centros Acadêmicos e devem ser encaminhadas formalmente com processo autuado junto ao Departamento de Expedição e Arquivo - DeEA.

3. Quais os procedimentos para o agendamento de reuniões com os Procuradores?

Os interessados deverão preencher detalhadamente o Formulário de Consulta Informal (link) e providenciar seu envio para o e-mail secpj@ufscar.br. Importante observar que quando do preenchimento, o interessado deverá indicar o objeto da consulta, que obrigatoriamente deverá estar relacionada às atividades da Universidade.

Recebida a solicitação, a Secretaria da Procuradoria a encaminhará à Procuradora Geral para que designe o Procurador que se incumbirá de realizar a reunião solicitada. O interessado será informado quanto ao agendamento, por e-mail, o mais breve possível.

4. Quais os procedimentos para se firmar Acordos e Convênios com empresas privadas ou instituições públicas?

Os acordos e convênios assinados pela universidade devem tramitar pelos órgãos colegiados(conselho de departamento, conselho de centro e conselho superior competente), de acordo com o objeto do convênio.

O envio da proposta de convênio ou acordo à Procuradoria Federal visa à análise dos aspectos estritamente jurídicos, após a análise de conveniência feita pelos órgãos acima indicados.

Recomenda-se que o interessado obtenha junto à respectiva Pró-Reitoria ou à SRInter (a depender de qual seja o objeto do convênio pretendido), maiores informações quanto à modelo de documentos e fluxo de processos.

5. Existe algum critério de prioridade dos processos que estão na Procuradoria para análise?
Quanto aos processos administrativos, os Procuradores Federais procuram, sempre que possível, observar a ordem de entrada dos mesmos, porém, havendo relevância de determinados assuntos para a Universidade, a Administração Superior poderá solicitar o apressamento na análise dos processos a que se refiram.
6. Como consultar o andamento de um processo administrativo?

O andamento de um processo pode ser consultado através do Sistema Trâmite (http://www.tramite.ufscar.br:8080/Tramite/).

Havendo dúvidas quanto à forma de acesso, recomenda-se que o usuário às esclareça junto à Secretaria Geral de Informática – SIn.

« Setembro 2017 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930